Como corrigir erro no RAID promox e outros virtualizadores

 




No Linux, o comando "check disk" é representado por fsck, um atalho para verificar a integridade do sistema de arquivos. Simplificando, este é um utilitário que ajuda os usuários a verificar erros existentes no banco de dados de arquivos e repará-los, se necessário. Ele usa um conjunto de ferramentas integradas para escanear seu disco rígido e criar automaticamente um relatório de avaliação. Em certos sistemas, o fsck geralmente funciona por padrão, geralmente depois que o sistema foi desligado incorretamente ou após uma série de reinicializações.

A verificação de um disco Linux (fsck) é uma operação padrão para sistemas operacionais baseados em Unix, incluindo sistemas operacionais Linux e Apple. Na maioria dos casos, o fsck é ativado manualmente pelo administrador do sistema ou usado automaticamente no momento da inicialização. Manipule diretamente as estruturas de dados armazenadas no disco. O comportamento exato do fsck varia, mas geralmente segue um protocolo específico para suas operações internas e apresenta uma interface de linha de comando comum ao usuário.

As unidades do Linux geralmente são corrompidas pelos seguintes motivos:

 1. Exclusão acidental de dados ou erro humano: A exclusão acidental de dados importantes geralmente corrompe as unidades do Linux. Isso geralmente ocorre devido à falta de compreensão ou adulteração inconsciente de arquivos no sistema.

2. Infecção por vírus: software malicioso ou infecção por vírus também pode causar corrupção no disco rígido. Isso geralmente ocorre devido à visita a sites comprometidos onde esses itens entram no sistema. Também pode ser causado pelo acesso a uma conexão de internet desconhecida. 

 3. Setores defeituosos no disco rígido: Blocos defeituosos no disco rígido podem levar à corrupção do disco rígido. Muitas vezes acontece quando as coisas vão mal. Como vantagem, o Live CD de qualquer distribuição Linux detectará facilmente a corrupção da unidade e permitirá que o usuário recupere os dados desejados em sua forma original.


Ubuntu:

"sudo apt install Smartmontools".


 Debian

"sudo apt-get install Smartmontools".


 arch Linux

"sudo pacman -S ferramentas smartmon".


 fedora

"sudo dnf install Smartmontools".


 OpenSUSE

"sudo zypper install Smartmontools".


 fsck -a /dev/xvda

Para executar a verificação de erros em apenas uma partição, você pode executar o comando a partir de seu terminal:

umount /dev/xvda1


Postar um comentário

0 Comentários